Header Phagua
Ciclo Luso

pH da Água

23-09-2022 PH da Água

O pH da água. Descobre a água ideal para ti.

Já alguma vez ouviste: “as águas são todas iguais”? Pois bem, adivinha, isso não é de todo verdade! Neste artigo explicamos-te sobre o pH ideal da água e a influência que este tem no teu bem-estar.

 Mais de 70 por cento do nosso corpo é composto por água. Por isso, dizer que esta tem um papel de extrema importância para o normal e correto funcionamento do nosso organismo não é novidade para ninguém.

Mas na altura de comprar, tens em conta a água com o pH ideal para o teu bem-estar? Comparas os níveis de pH das diferentes marcas? O melhor, primeiro, é saberes um pouco mais sobre pH.

Água: um bem tão essencial.

A prática de uma alimentação saudável é essencial à vida do ser humano, não só porque necessitamos de ingerir bons nutrientes para o bom funcionamento do nosso corpo, mas cada vez mais por motivos socioculturais e de satisfação pessoal. Mas e a água? Porque é que relegamos tantas vezes este bem essencial para segundo plano?

 A água é o maior constituinte do nosso corpo, por isso é imprescindível para o seu bom funcionamento. E embora a água contida nos alimentos  e  em  outras bebidas contribua para a satisfação das necessidades diárias, não é suficiente para suprimir as necessidades hídricas diárias individuais, o que torna o consumo  desta bebida um hábito particularmente  importante. 

A água é tão importante que ocupa o lugar central na Nova Roda dos Alimentos desenvolvida  pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e pelo Instituto do Consumidor em 2007. Em primeiro lugar porque entra na composição de todos os alimentos e em segundo porque sendo essencial à vida deve ser consumida em abundância (1,5l – 3l por dia).

A água é, sem dúvida, a melhor bebida a ingerir para satisfazer a sede, mas também fundamental para manter o equilíbrio do organismo. E para isso, é essencial escolher uma água com um PH equilibrado.

pH da água: o que significa?

São vários os fatores que diferenciam as águas, como a pureza, a quantidade de minerais, o poder de hidratação e o pH da água. Mas o que significa o termo pH?

pH refere-se ao potencial de hidrogénio presente na água e representa uma escala que permite medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. Os valores variam entre 0 e 14.

Tipos de pH da água

As águas com valores de pH inferiores a 6 são consideradas ácidas ou acídicas. Aquelas com valores que se situam entre 6 e 7 representam uma água neutra. Já as que têm um pH superior a 7 são consideradas alcalinas.

A título de curiosidade, vê o pH de algumas substâncias:

Ácido de bateria - < 1,0
Acido cloridrico (estomâgo) 1.5
Água Pura - 7,0
Saliva Humana - 6,5 - 7,4
Cloro - 12,5

Mas há um pH ideal da água?

Esta é uma pergunta difícil, uma vez que não existe uma resposta concreta e igual para todos. Cada corpo é um corpo! Ainda assim, temos uma sugestão: bebe a água que te faz sentir bem!

Há quem afirme que devemos dar preferência a águas alcalinas. No entanto, segundo uma das nutricionistas e porta-vozes da Academy of Nutrition and Dietetics (EUA) - a maior organização mundial de profissionais de nutrição e dietética -, não há evidência científica que comprove os seus benefícios: “se todos os sistemas do organismo estiverem a funcionar devidamente, o pH do sangue não vai variar muito. Portanto, é um equívoco pensar que beber uma água alcalina afetará drasticamente o pH do organismo .”

A verdade é que a água, ao entrar no nosso organismo, passa pelo estômago – sendo submetida a um pH que se situa entre 1,5 e 2, sendo, pois, irrelevante o seu pH original.
Os alimentos e as bebidas não influenciam o pH do nosso corpo pois ele tem mecanismos importantes que o ajudam a manter esse equilíbrio.

pH da água de Luso

Desde a queda das chuvas, a água de Luso é filtrada lentamente pela Serra – um processo de filtração leva em média mil anos e acontece até centenas de metros de profundidade. Este processo permite criar uma água nobre, com características únicas, que não sofre qualquer contaminação humana ou tratamento químico.

E é todo este processo que advém da mais pura natureza que também contribui para o valor de pH da água de Luso que se situa em 5,7.

Sabe mais sobre todos os benefícios da água de Luso.

Notícias Relacionadas