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Ciclo Luso

Estilo de Vida Saudável

Água: a fonte para um estilo de vida saudável.

Iniciar um estilo de vida saudável nem sempre é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Por vezes, bastam pequenos ajustes na nossa rotina para ajudar a manter o nosso corpo em forma e a mente alerta.

Neste artigo, explicamos o conceito de “estilo de vida saudável” e damos-te a conhecer algumas dicas para melhorar a tua qualidade de vida.

Estilo de vida saudável: o conceito.

Cada vez mais em voga, e extremamente amplo, o conceito de “estilo de vida saudável” inclui a pessoa como um todo e engloba vários aspetos da vida. Estes aspetos estão presentes em todas as áreas: física, mental, espiritual, e social - e, em combinação, influenciam diretamente a nossa saúde.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável é um estado de completo desenvolvimento físico, mental e bem-estar social, e não apenas a ausência de doença. A definição de vida saudável inclui todos os passos, ações e estratégias que adotamos para conseguirmos uma ótima saúde. Ter uma vida saudável é, portanto, assumir a responsabilidade pelas nossas decisões e ter o conhecimento suficiente para fazer escolhas inteligentes de saúde ao longo da nossa vida.

5 dicas para um estilo de vida saudável

O segredo para um estilo de vida mais saudável não está na imposição de regras, mas sim na criação de novos hábitos. Abaixo, destacamos alguns deles:

Dorme bem
O sono é o momento de repouso do organismo. Dorme entre 6 a 8 horas por noite e acorda com a energia revigorada.

Pratica exercício físico
O exercício físico regular não ajuda apenas a manter corpo saudável e bonito esteticamente, mas é fundamental na prevenção de várias doenças. Por isso, toca a mexer!

Faz o que mais gostas
Sair, rir, namorar, conviver, são coisas que te fazem bem! Libertam ocitocina, a hormona do amor que fortalece o vínculo entre as pessoas e ajuda a reduzir a tensão arterial e o stress.

Tem uma alimentação equilibrada
Grande parte dos nossos problemas de saúde estão diretamente ligados à má alimentação. Por isso, opta por uma dieta variada e equilibrada, rica em frutas e vegetais e com menor consumo de alimentos processados e doces. E atenção ao sódio, mesmo aquele presente na água.

Bebe água!
Aproximadamente 70% do nosso corpo é composto por água. Por isso, escusado será dizer que consumir água faz uma enorme diferença no nosso organismo, especialmente às pessoas que abusam do sódio na alimentação. A nossa recomendação: bebe entre 1,5 a 3 litros de água por dia.

A água para um estilo de vida saudável.

Quando falamos de um estilo de vida saudável, o papel da alimentação, do exercício físico e até do descanso é bastante conhecido. No entanto, a hidratação é frequentemente menosprezada. A realidade é que estar bem hidratado é fundamental para que o nosso organismo funcione a 100%. A água intervém na maioria das funções do organismo, sendo particularmente relevante nas seguintes: 

- Regulação de temperatura corporal;
- Manutenção de funções físicas e cognitivas normais;
- Participação nos processos de digestão e absorção e em reações metabólicas;
- Transporte de nutrientes.

Água de Luso: ideal para o nosso bem-estar.

Mais importante do que te concentrares na influência de cada tipo de água na tua saúde, é garantir que bebes entre 1,5l - 3l litros de água natural por dia. Porque seja qual for a água que escolheres, esta vai ajudar-te naquilo que é mais importante: limpar o corpo e mantê-lo hidratado.

Mas se ainda assim queres mesmo tomar uma decisão e escolher um tipo de água, então escolhe uma água naturalmente equilibrada, como Luso – baixa em sódio, com muito baixa mineralização e com um pH equilibrado que te faz sentir bem.

FONTE: “ÁGUAS Da captação ao consumo”, associação portuguesa de nutrição - APN.ORG.PT

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