Protegemos os recursos hídricos, nomeadamente através da defesa e manutenção do Sistema Aquífero da Água Mineral Natural de Luso, um recurso de excepção com origem na Serra do Bussaco, e cuja utilização consciente e sustentável deste recurso está na génese da marca, procurando garantir que esta água pura e intocável chega não só às gerações atuais como às gerações futuras.
Desde 2009 que a Fundação Luso é parceira da Fundação Mata do Bussaco com vários projetos ao longo dos anos, contribuindo assim para a preservação e conservação da Natureza e da Biodiversidade, protegendo e valorizando o património hídrico e natural do Luso, onde nasce a Água Mineral Natural de Luso.
Recuperação e Valorização do trilho da Água em toda a Mata
Proteção do aquífero da Água de Luso
Ações anuais de plantação de árvores e reflorestação
Um caminho para a redução do impacto ambiental das nossas embalagens.
Preocupamo-nos com a utilização de materiais que minimizem o impacto ambiental, através da redução, reutilização e reciclagem das nossas embalagens e do compromisso da utilização de materiais de fontes responsáveis.
Utilizamos garrafas de vidro exclusivamente retornáveis, desenvolvidas a partir de materiais 100% naturais e capazes de reduzir as emissões e CO2 em até 80% relativamente a garrafas de vidro de uso único.
Na nossa unidade de enchimento no Luso, enchemos e entregamos as garrafas nos cafés, restaurantes e supermercados. Após a sua utilização, recolhemos as garrafas vazias dos pontos de venda, higienizamos e reutilizamos no enchimento seguinte.
Assim, cada garrafa tem inúmeras utilizações. E no final de vida, são 100% recicláveis, logo o vidro dá origem a novas garrafas de vidro.
Desde 2005, que desenvolvemos projetos contínuos de redução de peso nas garrafas PET, que já representam um total de 30% de redução do PET utilizado nas nossas embalagens, o que corresponde a cerca 900 toneladas PET/ano.
Da extração de recursos naturais até chegar às nossas mãos, a embalagem passa por um longo processo que não termina no momento do consumo. Quando reciclamos as nossas embalagens, aumentamos o seu ciclo de vida, contribuindo para a criação de novas matérias-primas que serão transformadas em novos produtos.
O Sistema Ponto Verde:
· Embaladores/Importadores
As empresas embaladoras e importadoras que colocam as suas embalagens no mercado, asseguram o destino final dos resíduos urbanos em que as suas embalagens se transformam após o consumo, através da transferência dessas responsabilidades para a Sociedade Ponto Verde.
· Distribuição
No circuito de distribuição, as embalagens não-reutilizáveis apenas podem ser comercializadas se estiverem abrangidas por um sistema integrado, como o sistema ponto verde.
· Consumidores
Nas suas casas, os consumidores separam as embalagens usadas por tipo de embalagem e colocam-nas em recipientes próprios (ecopontos domésticos, sacos ou cestos) que depois depositam nos ecopontos ou em sistemas de recolha porta-a-porta.
· Reciclagem/Matérias Primas
Os municípios ou empresas de gestão de resíduos urbanos efetuam a recolha e triagem das embalagens usadas, disponibilizando estes resíduos à Sociedade Ponto Verde, que os encaminha para reciclagem através da sua rede de parceiros industriais.
· Recolha e Triagem
Os operadores de gestão de resíduos que colaboram com a Sociedade Ponto Verde asseguram a retoma e reciclagem das embalagens usadas, reintroduzindo na economia matérias-primas recicladas que dão posteriormente origem a novos produtos.
Ecodesign
Reciclabilidade
Reciclagem
Processamento de materiais antigos em novos produtos, com o objetivo de evitar o desperdício de recursos potencialmente úteis, reduzir o consumo de matérias-primas frescas, o uso de energia, a poluição do ar e da água, a necessidade de rejeição “convencional” de resíduos e das emissões de gases de efeito estufa em comparação com a produção virgem.
Economia Circular
Modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, a reutilização, a reparação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, alargando o ciclo de vida dos mesmos, bem como a redução do desperdício ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, criando assim mais valor. (definição do Parlamento Europeu: https://www.europarl.europa.eu/).
As nossas embalagens de vidro são todas retornáveis. Pelo que devem ser devolvidas à Sociedade Central de Cervejas e Bebidas para que as possamos higienizar e reutilizar no próximo enchimento. Se precisares de apoio, contacta nos através do apoio ao cliente: 800 239 239 (chamada gratuita).
Recicla a tua embalagem de plástico em 2 passos:
Recicla o teu Ecopack em 4 passos: